Tron: Uma odisséia eletrônica é um filme de ficção científica da Walt Disney Pictures. Filmado em 1982, foi escrito e dirigido por Steven Lisberger e estrelado por Jeff Bridges. Tron se destaca pelo visual, sendo um dos primeiros filmes a utilizar efeitos de computação gráfica de forma tão ampla, porém nunca em uma cena inteira; sendo sempre complementados por efeitos especiais normais.
Sinopse
Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de Softwares que trabalha para uma grande corporação chamada ENCOM. Ele fica horas desenvolvendo novas ideias para videogames com o objetivo de fundar sua própria companhia, mas seus projetos são encontrados e roubados por outro funcionário, Ed Dillinger (David Warner), que os apresenta como seus e é promovido a Vice-Presidente, enquanto Flynn é demitido e forçado a abrir um Arcade (Fliperama) para continuar a trabalhar.
Kevin decide invadir o servidor da ENCOM usando um programa chamado CLU para encontrar provas da fraude de Dillinger. Porém, CLU é detectado e destruído pelo Programa de Controle Mestre (MCP), um programa de computador criado por Dillinger para proteger os sistemas da ENCOM. O código de acesso usado por Flynn é desativado pelo MCP, o que também desativa o código de acesso de outro funcionário da empresa, Alan Bradley (Bruce Boxleitner), que confronta Dillinger e revela que criou um programa chamado Tron para monitorar o MCP. Após Bradley ir embora, o MCP confronta Dillinger e revela que planeja invadir os servidores do Pentágono e conquistar o mundo, já que está mais apto a fazê-lo do que os humanos. Dillinger é forçado a ajudá-lo. Bradley e sua namorada, a Dra. Lora Baines (Cindy Morgan) descobrem que Flynn foi o Hacker que tentou invadir os servidores da ENCOM e vão avisá-lo que ele foi detectado. Os três decidem invadir o prédio da ENCOM e usar o código de acesso do laboratório de Lora, que vinha trabalhando em um Laser que poderia digitalizar objetos do mundo real e materializá-los no mundo digital, para encontrar os códigos de registro que Flynn precisa para provar que ele foi o criador dos programas. Flynn é detectado pelo MCP, que usa o Laser para digitálizá-lo e transportá-lo para o mundo virtual, onde ele conhece outros programas, cujas aparências lembram às de seus criadores, os Usuários. Flynn e um programa chamado Ram são levados até o programa de Dillinger, Sark, que diz que eles devem aceitar o MCP como seu novo mestre ou competirem até a morte em jogos de gladiadores. Flynn recusa-se a servir ao MCP e é forçado a participar de uma corrida com Lightcycles. Durante a partida, ele conhece o programa de Bradley, Tron.
Os três tentam fugir, mas são perseguidos pelos soldados de Sark, que matam Ram e separam Flynn e Tron. Tron entra em contato com Bradley e Lora e, com a ajuda deles e do programa de Lora, Yori, é direcionado para o local onde reside a programação do MCP e onde ele pode ser destruído. Flynn, que, por não ser um programa e sim um Usuário, possui superpoderes no mundo virtual, junta-se a ele e os três atacam o MCP, que transfere sua programação para Sark, que ataca o trio. Após um longo confronto, Flynn consegue atrasar Sark/MCP por tempo suficiente para que Tron destrua a programação original, destruindo Sark/MCP, libertando o servidor da ENCOM e impedindo que o MCP assuma o controle do arsenal nuclear do Pentágono. Flynn despede-se de Tron e Yori e retorna para o mundo real com evidências da fraude de Dillinger, que é preso. Flynn então torna-se o novo Vice-Presidente da companhia.
Elenco
Jeff Bridges - Kevin Flynn/CLU
Bruce Boxleitner - Alan Bradley/TRON
David Warner - Ed Dillinger/Sark/Master Control Program (voz)
Cindy Morgan - Dr. Lora Baines/Yori
Barnard Hughes - Dr. Walter Gibbs/Dumont
Dan Shor - Ram
Peter Jurasik - Crom
Sequências
A sequência do filme, intitulada Tron: Legacy, teve suas gravações iniciadas em 2009. A estreia do filme aconteceu no dia 17 de dezembro de 2010. Uma série foi lançada em 2012 e o terceiro filme, que estava nos planos da Disney, foi cancelado pela companhia em anúncio feito no dia 29 de maio de 2015.
Quadrinhos
No dia 27 de julho de 2010, a Marvel Comics anunciou o lançamento de uma história em quadrinhos em duas edições que conta o que acontece entre o filme original e a sequência. O lançamento foi feito em novembro de 2010.
Curiosidades
Apesar dos revolucionários efeitos especiais e de ter sido um cult, o filme não obteve muito sucesso devido a competição de bilheteria entre ele com E.T. O Extraterrestre; Tron foi um filme complexo demais para ser entendido naquela época, os personagens falavam de linguagens de programação, hackers, softwares, sistemas internos, dados e iam fundo na informática, sendo que naquela época, era muito raro pessoas terem computadores em casa.
Jogo
Em 1982 foi lançado para o Atari 2600 o Jogo Adventures Of Tron que você pode conferir mais sobre ele no Blog Mundo NES clicando aqui.
Está era uma propaganda da Sukita que vinha nas histórias em quadrinhos de 1988, muitas vezes na contra capa, está no caso com os ídolos das crianças nos anos 80 Simony e Jairzinho.
Há dez anos, uma equipe de comandos especiais foi mandada para a prisão por um tribunal militar por crime que não haviam cometido. Esses homens escaparam da prisão militar de segurança máxima passando a viver secretamente em Los Angeles. Ainda hoje são procurados pelo governo e sobrevivem como aventureiros, Soldados da Fortuna. Se você tem algum problema, se ninguém mais puder ajudá-lo e se conseguir encontrá-los, talvez consiga contratar o ESQUADRÃO CLASSE "A”
Abertura em Português
Esquadrão Classe A foi uma série de televisão americana, exibida originalmente pela rede de televisão NBC, entre os anos de 1983 e 1987, sobre um grupo fictício de ex-comandos do Exército dos Estados Unidos que atuavam como mercenários, utilizando práticas comuns da Guerra do Vietnã. No Brasil, a série foi exibida às sextas à noite no SBT entre 1984 e 1986, e às quartas entre 1986 e 1989 , sendo uma das séries mais populares da década de 1980. Muito tempo depois do final da série, ela foi exibida nas tardes da Sessão Aventura na Rede Globo de 1990 a 1991. A série foi exibida pelo canal de televisão a cabo T C M Classic Hollywood, propriedade da companhia Time Warner, entre 2005 e 2008, em sua grade de programação, sendo sua locução dublado por seus seus dubladores originais do estúdios BKS.
O nome da série
O termo "A-Team" (Inglês para "Equipa A"), do título original, referes-e à designação das subunidades básicas das Forças Especiais do Exército dos EUA (conhecidas como os "Boinas Verdes"), a que, supostamente, as personagens da série teriam pertencido. A letra "A" significa "away" e o termo "A-Team" significa "Grupo Avançado", utilizado para os destacamentos que iam à frente das tropas, em território inimigo, reconhecendo o terreno e preparando o avanço das forças militares.
Enredo
No final da Guerra do Vietnam, o esquadrão comandado pelo coronel John "Hannibal" Smith é acusado injustamente de um assalto ao Banco de Hanói. Crime, que, embora tenham cometido, fora encomendado por seus superiores. Com a morte de seus superiores na base no Vietnã, eles não puderam provar sua inocência. Condenados, eles escapam de uma penitenciária de segurança máxima e permanecem foragidos nos subúrbios de Los Angeles, ganhando a vida como Soldados da Fortuna. A partir de então, passam a ser perseguidos pelo Coronel Lynch, e logo depois, pelo Coronel Decker, aplicando vários golpes e fazendo ambos de palhaços para conseguir escapar. Pessoas que precisam de operações especiais (proteção, resgate, provar inocência, capturar policiais corruptos, etc) e querem contratá-los são indicadas a procurar um velhinho em uma lavanderia (Hannibal disfarçado), que analisa o caso e marca o encontro com o Esquadrão A. Missão por missão, cada membro do grupo tem sua função específica, que se articulam para realizar os planos malucos do Coronel Hannibal.
Personagens
George Peppard como Coronel John "Hannibal" Smith
John "Hannibal" Smith, sempre fumando um charuto, ganha a vida como ator figurante, que faz bicos e pequenas aparições (sempre disfarçado de monstros ou velhinhas). Seu papel no grupo é se passar por outras pessoas com seus disfarces realísticos, além de elaborar os planos mirabolantes, que sempre acabam dando certo. Mesmo quando os problemas são simples de serem resolvidos, ele "faz isso pelo Jazz" (uma forma de ele expressar que gosta de viver as emoções intensamente). Geralmente conclui as missões com sua imortal frase "adoro quando um plano dá certo".
George Peppard em 1990
Dwight Schultz como Capitão H.M. "Howling Mad" Murdock
Murdock "Louco Furioso" é um maluco interno do hospital psiquiátrico de veteranos de guerra, que em diversos momentos deixa todos intrigados se ele é realmente louco. Todas as vezes consegue dar um jeito de escapar do hospício para realizar as missões, voltando para lá no final. Suas habilidades no grupo são pilotar helicópteros e aviões, além de irritar o sargento B.A. Baracus com seu cão imaginário.
Dwight Schultz em 2016
Dirk Benedict como Tenente Templeton "Faceman" Peck (Cara de Pau na versão brasileira)
Templeton "Cara-de-pau" é o responsável por conseguir os recursos para cada missão, como carros, passagens aéreas, hotéis, suprimentos, equipamentos, informações e tudo o que for necessário. Consegue tudo o que precisa utilizando sua conversa fiada ou seu charme com as mulheres. Geralmente sua história é de que é um produtor de hollywood e de que tudo o que está comprando, alugando ou pegando emprestado é para figurar na gravação de um filme.
Dirk Benedict em 2016
Mr. T como Sargento Bosco Albert "Bad Attitude" Baracus a.k.a. B. A. Baracus
B. A. Baracus é o piloto do furgão, o mecânico, o especialista em construir engenhocas e o grandão que se envolve nas lutas físicas. Tem um carisma muito forte com as crianças, a quem protege e orienta. Morre de medo de voar, e precisa ser dopado pelos amigos para entrar em um avião ou helicóptero, principalmente se estes forem pilotados pelo maluco do Murdock, a quem geralmente tem um desejo explícito de agredir. Adora leite.
Mr. T em 2016
Melinda Culea como Amy Amanda "Triple A" Allen
Amy Allen é uma jornalista que se juntou ao grupo no primeiro episódio, após a missão de resgate de um de seus colegas no México. A especialidade dela é providenciar as pesquisas necessárias para que as missões possam começar, além de ser a responsável por uma rede de contatos que garante que nada falte ao Esquadrão Classe A. É ela também a responsável por tirar eles das encrencas quando isso exige um pouco mais do que emoção e força bruta.
Melinda Culea em 2016
Outros que fizeram parte do elenco
Marla Heasley como Tawnia Baker
Marla Heasley em 2016
Robert Vaughn como General Hunt Stockwell
Robert Vaughn em 2016
Eddie Velez como Frankie "Dishpan"
Eddie Velez em 2016
Nas missões, geralmente quem contrata o Esquadrão tem o primeiro contato com um velhinho (Hannibal disfarçado) em uma lavanderia de Los Angeles, que marca o encontro com o restante do grupo, onde a missão é apresentada. Daí em diante, eles apagam o B.A. para voarem, provocam os adversários, infiltram escutas, constroem veículos e equipamentos extraordinários, disfarçam-se e envolvem-se em grandes confusões. E tudo isso fugindo das perseguições comandadas pelos coronéis Lynch e Decker.
Filme
Em 2010, a série ganhou uma versão cinematográfica, com Liam Neeson, como Hannibal; Bradley Cooper, como Faceman; Sharlto Copley, como Murdock; Quinton Jackson como B.A. Baracus; e Jessica Biel, como Tenente Sosa.
Curiosidades
O ator Dirk Benedict que interpreta o tenente Templeton Peck, o "Cara-de-Pau", só estreou na série no 2º episódio, Children of Jamestown, "A Seita dos Fanáticos" no Brasil. No episódio piloto, Templeton era representado pelo ator Tin Dunigan.
Tin Dungan
O seriado foi filmado durante 5 anos, durante os quais foram gravados 98 episódios. Acabou em 1987 devido a gradativa queda de audiência. O último episódio foi exibido no dia 8 de Março de 1987 nos EUA. Geralmente os planos do Coronel Hannibal não saiam exatamente como previsto, mas entre uma reviravolta e outra sempre davam certo no final. Ele costumava utilizar a frase "Adoro quando um plano dá certo" no final das aventuras. Participaram dos episódios do Esquadrão Classe A grandes estrelas do cinema e da Televisão norte americana, entre eles: Boy George, Michael Ironside, Dean Stockwell, Yaphet Kotto, Dennis Haysbert, Hulk Hogan, Xander Berkeley, Andrew Robinson, Markie Post, Marc Alaimo, Lance Henriksen, Kurtwood Smith, Ed Lauter, Sam J. Jones, June Chadwick, Brion James, Tracy Reed, William Perry, Rick James, Robert Davi, Isaac Hayes, Sid Haig, Pat Sajak, Red West, Dennis Franz, Claudia Christian, Richard Moll, Sonny Landham, Ernie Hudson, Della Reese, Barry Van Dyke. O Esquadrão Classe A é capturado pelo coronel Stockwell na quinta temporada, e recebem a proposta de trabalhar para ele em missões suicídas ao invés de irem para a cadeia. Com a ajuda de um novo personagem, o Frankie Santana, eles conseguem forjar suas mortes. O Furgão do Esquadrão Classe A, uma Van GMC nas cores preta e prata com sua característica faixa vermelha e suas rodas pintadas de vermelho, tornou-se um ícone da cultura pop dos anos 1980, sendo reproduzida por muitos aficionados. Durante as gravações dos episódios foram utilizados 6 furgões no total, sendo que um deles está exposto no Museu de Carros de Estrelas, na cidade de Keswick, no norte da Inglaterra.
Durante a década de 1980 a série ganhou também uma adaptação em quadrinhos publicada pela Marvel Comics. Ao final de 2009, foi anunciado pela editora IDW o lançamento de duas novas minisséries baseadas no seriado: Shotgun Wedding e War Stories.
No Brasil, foram lançados brinquedos, como bonecos dos personagens, o furgão do Esquadrão A, jogos, álbum de figurinhas, entre outros produtos.
Confira também a matéria falando sobre o jogo do Esquadrão Classe A feito para o Atari 2600 na Mundo NES clicando aqui.